OPERAÇÃO POLICIAL

PF age contra ocupação ilegal em reservas indígenas do MA

Compartilhe
PF operação
Operação da Polícia Federal (PF) investiga ocupação ilegal em áreas protegidas, que já causou conflitos com povos originários e retirada de milhares de animais.

BRASÍLIA, 22 de maio de 2025 – A Polícia Federal (PF) executou nesta quinta (22) mandados de busca e apreensão no Maranhão, como parte de uma operação contra invasões recorrentes de criadores de gado em terras indígenas.

A ação, autorizada pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária, visa apurar crimes ambientais e agrários no complexo Alto Turiaçu, que inclui as áreas Awá, Caru e Alto Turiaçu.

Segundo a PF, a terra indígena Awá já passou por um processo de desintrusão, com a retirada de cerca de 15 mil cabeças de gado. No entanto, novas invasões têm provocado tensões entre os invasores e os povos originários.

A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades econômicas dos investigados, proibindo a introdução de gado em terras da União, especialmente nas áreas indígenas.

Além da invasão de terras públicas, os crimes incluem danos ambientais, como a exploração ilegal de recursos e o impedimento da regeneração de florestas. A Operação Ferrete Incógnito busca reunir provas para fortalecer as investigações em andamento.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x