
BRASÍLIA, 22 de maio de 2025 – A Polícia Federal (PF) executou nesta quinta (22) mandados de busca e apreensão no Maranhão, como parte de uma operação contra invasões recorrentes de criadores de gado em terras indígenas.
A ação, autorizada pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária, visa apurar crimes ambientais e agrários no complexo Alto Turiaçu, que inclui as áreas Awá, Caru e Alto Turiaçu.
Segundo a PF, a terra indígena Awá já passou por um processo de desintrusão, com a retirada de cerca de 15 mil cabeças de gado. No entanto, novas invasões têm provocado tensões entre os invasores e os povos originários.
A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades econômicas dos investigados, proibindo a introdução de gado em terras da União, especialmente nas áreas indígenas.
Além da invasão de terras públicas, os crimes incluem danos ambientais, como a exploração ilegal de recursos e o impedimento da regeneração de florestas. A Operação Ferrete Incógnito busca reunir provas para fortalecer as investigações em andamento.