SÃO LUÍS, 15 de julho de 2024 – O Instituto DataIlha registrou na Justiça Eleitoral, nesta segunda (15), uma pesquisa de intenção de voto para os cargos de prefeito e vereador de São Luís.
A pesquisa, protocolada sob o número MA-05974/2024, entrevistará mil pessoas nos dias 17 e 18 deste mês, com divulgação prevista para o domingo, dia 21. O levantamento foi contratado pela própria empresa ao custo de R$ 5 mil.
Em um dos cenários estimulados, onde são apresentados aos eleitores os nomes dos interessados na disputa, foram incluídos oito pré-candidatos, entre eles a ex-governadora e atual deputada federal Roseana Sarney (MDB).
Os demais pré-candidatos são Flávia Alves (Solidariedade), Duarte Júnior (PSB), Eduardo Braide (PSD), Yglésio Moyses (PRTB), Fábio Câmara (PDT), Saulo Arcangeli e Wellington do Curso (NOVO).
ESPECULAÇÃO SOBRE CANDIDATURA
A possibilidade de Roseana Sarney concorrer ao comando do Palácio de La Ravardière surgiu na semana passada como uma especulação. Publicamente, Roseana não se manifestou sobre o assunto.
A sugestão partiu do ex-senador Roberto Rocha, que já avisou que pretende concorrer ao Governo do Maranhão em 2026. Rocha fez uma postagem nas redes sociais criticando o prefeito Eduardo Braide (PSD), que é pré-candidato à reeleição, e sugerindo que Roseana seria um bom nome para a disputa.
Ele afirmou que a candidatura de Roseana valoriza a disputa e o debate, além de ressaltar a importância das obras estruturantes realizadas durante sua gestão como governadora, como a Via Expressa.
Rocha destacou que o maior desafio das grandes cidades é a mobilidade urbana, que depende de obras de infraestrutura viária.
Rocha também criticou a administração atual de São Luís, mencionando a falta de calçadas, acessibilidade, ciclovias, BRT, VLT e metrô, além de problemas de trânsito e estacionamento.