BRASIL, 29 de novembro de 2023 – O Partido da Causa Operária (PCO) demonstrou forte desaprovação em relação à indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um artigo publicado nesta quarta (29), o partido classificou tal decisão como o “pior erro” do governo Lula. De acordo com o Diário Causa Operária (DCO), veículo vinculado ao PCO, a escolha de Dino foi uma “imposição dos ministros do Supremo”.
O partido alega que Dino tem sido um dos piores ministros do governo Lula, criticando suas ações, incluindo a liderança de medidas de repressão que consolidaram a pena máxima em 40 anos, entre outras.
O PCO, conhecido por sua defesa aberta dos terroristas palestinos, também criticou uma operação da Polícia Federal, comandada pelo ministério de Dino, que resultou na prisão de membros do Hezbollah no Brasil.
Além disso, o partido afirmou que Lula pode estar perdendo o controle do governo para a “burguesia golpista”.
“Flávio Dino não é de esquerda, não combate a extrema direita e não é uma pessoa democrática […] Lula está indicando para o STF mais um Gilmar Mendes, mais um Alexandre de Moraes e mais um Luís Roberto Barroso, favorecendo o miolo reacionário do STF. Portanto, a indicação é um perigo para o presidente.”
O PCO também expressou discordância em relação à indicação de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Da mesma forma que no caso de Dino, o partido acredita que essa indicação é uma imposição do Supremo.
“No caso da indicação de Gonet, ficou evidente que foi uma imposição dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do STF […] A situação é semelhante com a indicação de Dino, embora a maioria da esquerda acredite que seja uma política genuína de Lula.”
O partido ainda classificou Gonet como “direitista ferrenho e lavajatista.”
Confira abaixo:
Indicações colocam em dúvida se Lula controla governo
— DCO – Diário Causa Operária (@DiarioDCO) November 29, 2023
A indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para assumir o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) suscita questionamentos sobre o controle do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre seu governo. Dino não era a… pic.twitter.com/RqC89AeNVX