MARANHÃO, 1 de abril de 2024 – Ainda repercute o posicionamento do deputado Othelino Neto ao votar contra o pedido de empréstimo proposto pelo governo do Maranhão junto à União para contratar até o valor de R$ 1,9 bilhão.
Na Mensagem Governamental 15/2024, encaminhada à Assembleia na semana passada, o governador Carlos Brandão esclareceu que a operação de crédito será contraída junto ao Banco do Brasil S.A e que os recursos serão destinados a obras de infraestrutura.
Ao votar contra, o ex-presidente da Assembleia Legislativa justificou o motivo, alegando que o empréstimo pedido por Brandão foi enviado para a Assembleia Legislativa de forma açodada.
Conforme a planilha acima, entre os anos de 2016 e 2018, que compreende o governo Flávio Dino e o presidente da Assembleia era exatamente Othelino Neto, foram contraídos 4 (quatro) empréstimos junto a várias instituições financeiras que somam quase 600 milhões de reais.
Nesses 4 (quatro) empréstimos, Othelino não apenas votou a favor, como liderou pessoalmente a aprovação de cada um deles.
Agora, em 2024, este pedido de empréstimo de Brandão foi enviado à ALEMA para apreciação dos deputados, estabelecendo o mesmo tempo dos quatro anteriores encaminhados nos governos Flávio Dino, ocasião que foram liderados no Plenário da Assembleia por Othelino.
Inclusive, nos quatro empréstimos anteriores, quem primeiro teve conhecimento antes dos demais deputados estaduais, foi exatamente o presidente à época.