
MARANHÃO, 03 de julho de 2025 – Um levantamento da coluna publicado no Imirante revelou que deputados de oposição ao Palácio dos Leões mantêm controle sobre cerca de 500 cargos comissionados em diferentes órgãos do Executivo estadual.
A informação veio à tona após o deputado estadual Adelmo Soares (PSB) sugerir, durante sessão na Assembleia Legislativa, que os parlamentares do PCdoB que criticam a atual gestão devolvam os cargos que ainda ocupam no governo.
A fala acentuou o racha entre os “governistas de oposição” e os aliados mais próximos do governador Carlos Brandão (PSB).
De acordo com o Imirante, a Secretaria de Cidades (Secid) concentra 280 cargos comissionados. A pasta é comandada por aliados do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), um dos principais nomes do grupo que passou a fazer críticas ao governo.
A Secretaria de Articulação Política abriga outros 20 cargos atribuídos ao mesmo grupo. Já o Hospital Aquiles Lisboa, unidade estadual de saúde em São Luís, conta com 150 nomes ligados à ala crítica da base governista.
Na Secretaria de Saúde, há registro de 53 cargos vinculados ao deputado Carlos Lula (PSB), embora o parlamentar tenha negado ao Imirante manter atualmente quaisquer indicados.
Além disso, a Agerp concentra 30 cargos e a Secretaria de Educação, 60, todos relacionados à mesma estrutura de influência.