CARTEL DO BURACO

Operação combate fraudes em contratos de asfalto no Maranhão

Compartilhe
Maranhão cartel
Ação do Gaeco do MPMA investiga cartel suspeito de manipular licitações de pavimentação e cumpre 26 mandados de busca em cinco cidades do Maranhão e Piauí.

MARANHÃO, 07 de maio de 2025 – O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão deflagrou, nesta quarta (6), a Operação Pavimentum. A ação apura fraudes em licitações de pavimentação asfáltica em Imperatriz e envolveu o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão.

As diligências ocorreram em Imperatriz, Açailândia, Governador Edison Lobão, São Luís e também no município de Barras, no Piauí. A Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís autorizou os mandados. O Gaeco do Ministério Público do Piauí também participou da operação.

A investigação começou na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, com o apoio do Gaeco. As apurações indicam que empresas agiram em conluio para fraudar licitações junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz.

Os contratos investigados referem-se a serviços de tapa-buracos e somam R$ 85,5 milhões. Segundo o MPMA, os editais teriam sido manipulados para favorecer determinados grupos empresariais.

Laudos técnicos constataram diversas irregularidades, incluindo deformações no pavimento e falhas nos serviços de terraplanagem. As obras teriam sido executadas em desacordo com as normas técnicas exigidas.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 23 milhões em bens e ativos financeiros dos investigados. O valor corresponde ao prejuízo já apurado aos cofres públicos, envolvendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

A operação contou com promotores dos núcleos do Gaeco em São Luís, Imperatriz e Timon, além de integrantes das Promotorias de Justiça de Açailândia, João Lisboa, Lago da Pedra, Viana e São Luís. As Polícias Civil e Militar do Maranhão também participaram da operação.

A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA (Caei) atuou na segurança das diligências. O material apreendido será analisado e poderá fundamentar Denúncia Criminal contra os envolvidos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x