OPERAÇÃO

Gaeco realiza operação no Maranhão e bloqueia R$ 34 milhões

Compartilhe
Gaeco operação
Gaeco deflagrou Operação Tântalo, cumprindo 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.

MARANHÃO, 25 de fevereiro de 2025 – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou nesta terça (25) a Operação Tântalo, cumprindo 40 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A ação foi autorizada pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim e resultou no bloqueio de R$ 33.979.768,02 das contas dos investigados.

As investigações apontam indícios de irregularidades na contratação de cinco empresas pelo Município de Turilândia: Posto Turi Ltda, AB Ferreira Ltda, WS Canindé Eireli, SP Freitas Júnior Ltda (Construtora Inovar) e Luminer Serviços Ltda.

Os mandados foram cumpridos em Turilândia, Santa Helena, Pinheiro, São Luís, Governador Nunes Freire, Carutapera e Luís Domingues.

A operação contou com o apoio dos promotores do Gaeco dos núcleos de São Luís, Timon e Imperatriz, além da Polícia Civil, Polícia Militar e promotores da Assessoria Especial de Investigação do procurador-geral de justiça.

Também participaram representantes de diversas comarcas e da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O material recolhido irá compor as provas necessárias para fundamentar a denúncia contra os envolvidos no esquema.

SIGNIFICADO DA OPERAÇÃO TÂNTALO

O nome da operação faz referência a Tântalo, personagem da mitologia grega condenado a sofrer eternamente no submundo. O mito simboliza a situação investigada, em que recursos públicos foram destinados a serviços essenciais, mas não chegaram à população.

A investigação busca interromper esse ciclo, responsabilizar os envolvidos e garantir que o dinheiro público seja aplicado corretamente.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x