
MARANHÃO, 10 de julho de 2025 – A Polícia Civil do Maranhão realizou nesta quinta (10) a operação “Giro Zero” para combater rachas ilegais e poluição sonora em São Luís e região metropolitana.
A ação, coordenada pela Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema), resultou na apreensão de seis veículos, quatro celulares, uma espingarda calibre .38, além de notebooks e mídias digitais que serão analisados pelo Instituto de Criminalística.
As diligências começaram na madrugada com cumprimento simultâneo de 20 mandados de busca e apreensão em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
Segundo o delegado Lúcio Reis, da Dema, os rachas eram organizados via aplicativos de mensagens e ocorriam entre 23h e 2h em avenidas principais. “Mapeamos rotas e identificamos os principais envolvidos nessa prática perigosa”, afirmou.
Os veículos apreendidos foram removidos com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual e da Secretaria Municipal de Trânsito de São Luís. Eles permanecerão sob custódia até decisão judicial.
A operação surgiu após meses de investigação e diversas denúncias de moradores sobre barulho excessivo e manobras perigosas durante a noite.







