AÇÃO

Novo aciona CNJ contra juízes ligados a Alexandre de Moraes

Compartilhe
Novo ação
Partido Novo protocolou uma denúncia no Conselho Nacional de Justiça envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

BRASÍLIA, 16 de agosto de 2024 – Na quinta (15), o partido Novo protocolou uma denúncia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação mira os desembargadores Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, juízes auxiliares de Moraes, acusados de cumprir supostas ordens inconstitucionais do ministro, conforme revelado pelo jornal Folha de S.Paulo.

O partido Novo classificou essas ações como abusos que ameaçam o Estado Democrático de Direito e representam um uso inaceitável do poder judicial para perseguições políticas.

“Os abusos cometidos por Moraes e seus assessores representam uma grave ameaça ao Estado de Direito e um abuso inaceitável de poder […] Não podemos tolerar que a Justiça seja usada como instrumento de perseguição política. A atuação arbitrária e fora dos limites legais, como demonstram as mensagens expostas, é uma clara violação das garantias fundamentais que sustentam nossa democracia.”

Na denúncia, o Novo solicitou ao CNJ que investigue rigorosamente os fatos e puna exemplarmente os responsáveis. O partido destacou que a atuação arbitrária de Moraes e seus assessores viola as garantias fundamentais que sustentam a democracia brasileira.

Paralelamente, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivou uma queixa-crime do Novo contra Moraes e seus auxiliares.

A ação alegava falsidade ideológica, mas Gonet decidiu que não havia fundamento jurídico para sustentar a acusação, afirmando que o regimento interno do STF e a jurisprudência da Corte não respaldavam a conclusão apresentada pelo partido.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão ocorrências

OCORRÊNCIAS

Acidentes com postes no Maranhão passam de 1.600 em 2024
Maranhão ocorrências

OCORRÊNCIAS

Acidentes com postes no Maranhão passam de 1.600 em 2024

Embarcação Atins

ATINS

Embarcação que transportava veículos naufraga nos Lençóis
Embarcação Atins

ATINS

Embarcação que transportava veículos naufraga nos Lençóis

Carro Ponte

PERTENCES

Carro removido da ponte entre MA e TO teve itens furtados
Carro Ponte

PERTENCES

Carro removido da ponte entre MA e TO teve itens furtados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.