MINISTRO

Ministro da Secom de Lula já enfrentou ação por fraudes

Compartilhe
Ministro Secom
Ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula concluiu uma ação judicial por fraudes em subcontratações realizadas pela agência Leiaute Comunicação.

BRASÍLIA, 9 de janeiro de 2025 – Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, concluiu uma ação judicial por fraudes em subcontratações realizadas pela agência Leiaute Comunicação. O caso, encerrado em 2023, envolveu o pagamento de multa de R$ 306 mil e compromissos com ética e compliance.

A investigação apontou que a Leiaute, junto a outras agências contratadas pelo governo da Bahia, manipulou cotações públicas com documentos falsificados e propostas orçamentárias fraudulentas, segundo o Ministério Público da Bahia e o Tribunal de Contas.

ACORDO E DEFESA DO MINISTRO

O Tribunal de Contas constatou irregularidades nas pesquisas de preços, que exigiam três cotações. Sidônio afirmou que não houve prejuízo ao Erário e que a investigação carecia de provas robustas. A Leiaute encerrou o serviço terceirizado, assumindo internamente as subcontratações.

Sidônio esclareceu que a decisão de pagar a multa foi empresarial, com o objetivo de preservar a imagem da agência, que não recebia comissões pelas operações contestadas.

O ministro foi marqueteiro de campanhas do PT na Bahia, incluindo as de Jaques Wagner (2006 e 2010) e Rui Costa (2014 e 2018). Em 2022, ele coordenou a comunicação da campanha presidencial de Lula.

DETALHES DO ACORDO JUDICIAL

Entre 2020 e 2024, a Leiaute recebeu cerca de R$ 301 milhões do governo baiano, com 15% do valor retido como comissão. O acordo judicial foi firmado por Raul Rabelo, sócio de Sidônio, e homologado pela Justiça em outubro de 2023.

Auditorias revelaram falsificação de orçamentos nas subcontratações. O Ministério Público classificou os atos como prejudiciais à administração pública, mas o caso foi encerrado consensualmente, sem admissão de culpa.

Compartilhe

Leia mais

Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento
Obras SLZ

SÃO LUÍS

Prefeitura de SLZ é condenada a realizar obras de saneamento

Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA
Justiça lixo

CASO REI DO LIXO

Justiça solicita nova relatoria em caso de desvios no MA

FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão
FPM Fundo

FUNDO

50 cidades estão impedidas de receber FPM; 3 são do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.