BRASÍLIA, 7 de janeiro de 2025 – Paulo Pimenta, atual titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom), deixará o cargo após dois anos marcados por contratempos e críticas internas no Partido dos Trabalhadores (PT). No seu lugar, o publicitário Sidônio Palmeira foi nomeado novo responsável pela pasta.
A troca faz parte das primeiras mudanças da reforma ministerial e foi confirmada nesta terça (7), por fonte do Palácio do Planalto.
Pimenta seguirá à frente da Secom até esta quarta (8), durante os atos políticos em memória aos dois anos das manifestações de 8 de janeiro. A substituição será formalizada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
A saída de Pimenta da Secom insere-se em um movimento mais amplo de realocações no governo. Ele deve assumir um novo cargo no alto escalão, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente comandada por Márcio Macêdo, ou a Secretaria de Relações Institucionais, liderada por Alexandre Padilha.
Paulo Pimenta já foi remanejado anteriormente dentro do governo Lula. Após deixar a Secom, ele assumiu a extinta Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, criada após enchentes que atingiram o Estado em 2023.
Após um desempenho pouco expressivo na função, ele retornou à Secom, mas enfrentou críticas internas que consolidaram sua saída definitiva da pasta.