BRASIL, 8 de janeiro de 2025 – Em 2024, a economia do Nordeste superou a média nacional, com um crescimento do PIB de 3,8%, frente aos 3,5% registrados em todo o Brasil. O Maranhão teve um desempenho acima da média nacional, ocupando a quarta posição na região.
A Paraíba liderou o crescimento no Nordeste, com uma alta de 6,6%, seguida pelo Rio Grande do Norte, com 6,1%. Esses estados ficaram entre os dez maiores crescimentos do Brasil. O Ceará obteve o terceiro maior crescimento da região, com 3,9%, ocupando o 11º lugar no Brasil.
Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe apresentaram uma alta de 3,6%, enquanto Alagoas e Bahia registraram variações de 3,1% e 2,9%, respectivamente.
SETORES DA ECONOMIA NORDESTINA
O estudo também revelou que os indicadores econômicos da região ficaram acima da média nacional. No setor industrial, o Nordeste cresceu 3,4%, superando os 3,3% do Brasil. O setor de serviços foi ainda mais favorável para a região, com um crescimento de 4%, contra 3,6% em nível nacional.
Já na agropecuária, o cenário foi desafiador, com retração em todas as regiões do Brasil. No entanto, a queda no Nordeste foi menos acentuada, registrando -1,7%, enquanto a média nacional foi de -2,5%.