MARANHÃO, 16 de julho de 2024 – De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda (15), a maioria dos diretores das escolas estaduais do Maranhão ocupa seus cargos por indicação da gestão. Apenas entre 30% e 40% dos diretores foram selecionados por meio de processos seletivos ou eleição da comunidade escolar.
O estudo, solicitado pelo Instituto Unibanco, abrange informações de todas as regiões do Brasil e refere-se ao ano de 2023.
O levantamento intitulado “Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil” foi elaborado a partir de dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Este estudo indica que a prática de indicação já foi mais prevalente. Em 2020, entre 70% e 80% dos diretores das escolas estaduais eram indicações, não tendo passado por processos de escolha pela comunidade escolar ou seletivos específicos para o cargo.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destacou que o Edital Nº 20/2023, publicado em 1º de novembro de 2023, estabeleceu o Processo Democrático de Escolha dos Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto da Rede Pública Estadual.
No total, 423 escolas participaram do processo, com 347 gestores eleitos e 76 escolas sem eleição, quórum ou candidatos. Para as unidades sem candidatos, os gestores serão indicados pela Seduc, conforme critérios técnicos estabelecidos no sedital.