TRAIÇÃO POPULAR

Maioria do PT no Congresso apoia medida que encarece luz

Compartilhe
PT congresso
Ampla maioria da bancada do Partido dos Trabalhadores e 77% dos senadores do PT votaram em item que deve aumentar a conta de luz.

BRASÍLIA, 23 de junho de 2025 –  Dados do ‘Monitor Conexão Política’, a plataforma do Conexão Política que vistoria voto a voto no Congresso, mostram que a ampla maioria da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) votou pela derrubada de um veto presidencial que pode resultar em aumento na conta de luz dos brasileiros.

Entre os deputados do PT, 92,6% foram favoráveis à manutenção do item que trata da prorrogação de subsídios para grandes empresas. Já entre os senadores, 77,7% da bancada petista acompanhou a mesma orientação.

Ao todo, foram 63 dos 68 votos na Câmara, enquanto no Senado foram 7 dos 9 votos.

Sob uma manobra política, o dispositivo havia sido vetado pelo presidente Lula, que argumentou que a medida traria impactos fiscais e encareceria a tarifa de energia para consumidores residenciais. A decisão, no entanto, foi revertida pela própria base do PT, com amplo apoio da base governista.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que votou a favor da derrubada do veto por meio de um acordo costurado com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo Randolfe, o entendimento foi parte de uma articulação mais pontual.

A manutenção do trecho vetado retoma incentivos a setores eletrointensivos, como siderurgia e alumínio, cujo custo, conforme estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), deve ser repassado aos demais consumidores por meio das tarifas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x