AUMENTO DE DEPUTADOS

Lula veta aumento e impacta composição das assembleias

Compartilhe
Lula presidente
O presidente Lula (PT) vetou integralmente o projeto que aumentaria o número de deputados federais de 513 para 531. Decisão impacta composição das assembleias.

BRASÍLIA, 17 de julho de 2025 – O presidente Lula (PT) vetou integralmente o projeto que aumentaria o número de deputados federais de 513 para 531.

A decisão de Lula, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (17), foi justificada pelo impacto orçamentário de até R$ 150 milhões anuais e por contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal. O Congresso ainda pode derrubar o veto, mas, em qualquer cenário, a Assembleia Legislativa do Maranhão manterá suas 42 cadeiras atuais.

O veto ocorre em meio a tensões entre Executivo e Legislativo, agravadas após a derrubada parlamentar da MP que aumentava o IOF. A equipe econômica alertou sobre os custos da medida, enquanto pesquisas da Quaest mostraram que 85% dos brasileiros rejeitam a expansão do Congresso.

Se mantido, o veto evitará um efeito cascata: nove estados deixarão de ganhar 30 novas vagas em suas assembleias, poupando R$ 75 milhões aos cofres estaduais.

O projeto aprovado pelo Congresso era uma resposta à decisão do STF que pedia ajustes na distribuição de cadeiras conforme o Censo 2022. Sem o aumento, estados como a Paraíba perderiam representantes.

No Maranhão, porém, a composição da Assembleia Legislativa seguirá inalterada, independentemente do desfecho final no Congresso.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x