REUNIÃO
Lula recusa encontro com presidente da Ucrânia
Por linharesjr.com.br • 11/12/2023
Compartilhe
Lula Zelensky
Pedido de reunião feito em cima da hora foi a justificativa apresentada pela falta de preparação e circunstâncias incomuns.

BRASÍLIA, 11 de dezembro de 2023 – O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky solicitou um encontro com Lula durante sua escala em Brasília antes da posse de Javier Milei na Argentina. Entretanto, Lula recusou o pedido, alegando que foi feito em cima da hora, durante a cúpula do Mercosul.

O encontro incomum foi marcado pela parada de Zelensky para reabastecimento em Brasília no sábado à noite. A chancelaria brasileira enviou Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, para recebê-lo, considerando a circunstância atípica.

Zelensky não especificou a pauta do encontro, mas presume-se que estivesse relacionada à guerra na Ucrânia. O presidente ucraniano e Lula já se encontraram em setembro durante a Assembleia-Geral da ONU, após polêmicas declarações do brasileiro sobre o conflito.

Lula não tinha compromissos oficiais no sábado à noite, mas optou por não comparecer à posse de Milei, enviando apenas o chanceler Mauro Vieira. A decisão foi interpretada como um recado ao candidato de ultradireita, que o havia criticado durante a campanha.

Em contrapartida, Milei recebeu Zelensky na Casa Rosada e se encontrou com Jair e Michele Bolsonaro.

Compartilhe
20/02/2024
CRIME DE RESPONSABILIDADE
Deputados maranhenses apoiam impeachment de Lula
19/02/2024
HAMAS
Terroristas palestinos agradecem Lula por declaração sobre Israel
24/01/2024
VERBAS PÚBLICAS
Lula veta emendas atinge centrão e poupa pastas ligadas ao PT

1 Comentário

  1. nsdesouza

    NA QUESTÃO DA GUERRA DE INVASÃO DA UCRÂNIA, LULA NÃO PASSA DE UM OMISSO E COVARDE. SIMPLES ASSIM.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda