CONEXÃO SUSPEITA

Lula admite reuniões com entidade investigada no caso INSS

Compartilhe
Lula contag
Presidente Lula confirmou encontros com a Contag, alvo da PF por suspeita de descontos irregulares em benefícios previdenciários.

BRASIL, 26 de maio de 2025 – O presidente Lula afirmou que se reúne anualmente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade investigada pela Polícia Federal (PF) no esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS.

A declaração foi dada durante o lançamento do Programa Solo Vivo, em Campo Verde (MT), no sábado (24).

A Contag está no centro da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, que apura desvios de até R$ 2 bilhões em benefícios previdenciários. Segundo a PF, a entidade teria feito cobranças não autorizadas de aposentados e pensionistas. Em maio, a Justiça Federal suspendeu os repasses após identificar irregularidades.

Lula destacou que recebe demandas de movimentos sociais, incluindo a Contag, mas ressaltou que nem todas são atendidas. O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) também se reuniu com representantes da entidade neste mês. A CGU e o TCU confirmaram que a maioria dos descontos não tinha aprovação dos beneficiários.

O juiz Waldemar Claudio de Carvalho, da 14ª Vara do DF, determinou a suspensão imediata dos descontos após identificar ilegalidades em um ofício que liberava descontos em massa.

A medida afetou mais de 32 mil benefícios. Enquanto isso, as investigações da PF e do MPF seguem para apurar responsabilidades.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x