CONDENAÇÃO

Justiça obriga prefeitura a abrir seletivo e recuperar SAMU

Compartilhe
SAMU condenação
A prefeitura de São Luís foi condenada pela Justiça a recuperar e realizar manutenção no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

SÃO LUÍS, 10 de outubro de 2024 – A Justiça determinou que o Município de São Luís regularize o SAMU, realizando a manutenção dos serviços e preenchendo o quadro de servidores com um seletivo para 80 vagas em até 180 dias.

O município também foi obrigado a adquirir, no mesmo prazo, equipamentos hospitalares e EPIs essenciais ao atendimento de emergência.

Além disso, deverá realizar reformas e adaptações nas instalações do SAMU para garantir o funcionamento adequado do serviço. A sentença foi motivada por uma ação do Ministério Público que apontou o precário funcionamento do serviço.

FALTA DE MATERIAIS E PESSOAL AFETA SERVIÇO

O Ministério Público revelou que o SAMU enfrenta graves deficiências, como a falta de materiais hospitalares, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, o quadro de recursos humanos está incompleto, comprometendo o atendimento aos usuários.

Essas falhas foram confirmadas por inspeções realizadas pelo Sistema de Vigilância Sanitária e pela Coordenação de Engenharia e Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A prefeitura não contestou as alegações de precariedade.

DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES DE DEMORA

Funcionários do SAMU denunciaram a falta de ambulâncias disponíveis para atendimento na região metropolitana de São Luís, o que agrava os problemas no serviço. Devido à escassez de veículos, os usuários enfrentam longas esperas.

Na última terça (8), uma vítima de acidente na Avenida Jerônimo de Albuquerque aguardou mais de uma hora por atendimento. No dia 4 de outubro, uma mulher relatou que ficou sem socorro por quatro horas, apesar de ter acionado o serviço de emergência.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024
Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024

Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas
Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas

Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE
Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE

Uma resposta

  1. O Samu está com problemas há muito tempo. Braide não quer resolver, pois se quisesse já teria resolvido. Qt as ambulâncias, quando estão quebradas o conserto demora muito. Braide está terceirizando todo o serviço de saúde, mas no Samu de vez em quando entra alguém indicado por aliados de Braide. Eu não votei nele, diferente de 2020 qd votei e pedir votos, porque eu sei que a gestão é miragem, acompanho os portão oficiais, transparência, licitações, diário oficial, o conjunto da obra me fez ter repulsa do prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.