SÃO LUÍS, 10 de outubro de 2024 – A Justiça determinou que o Município de São Luís regularize o SAMU, realizando a manutenção dos serviços e preenchendo o quadro de servidores com um seletivo para 80 vagas em até 180 dias.
O município também foi obrigado a adquirir, no mesmo prazo, equipamentos hospitalares e EPIs essenciais ao atendimento de emergência.
Além disso, deverá realizar reformas e adaptações nas instalações do SAMU para garantir o funcionamento adequado do serviço. A sentença foi motivada por uma ação do Ministério Público que apontou o precário funcionamento do serviço.
FALTA DE MATERIAIS E PESSOAL AFETA SERVIÇO
O Ministério Público revelou que o SAMU enfrenta graves deficiências, como a falta de materiais hospitalares, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, o quadro de recursos humanos está incompleto, comprometendo o atendimento aos usuários.
Essas falhas foram confirmadas por inspeções realizadas pelo Sistema de Vigilância Sanitária e pela Coordenação de Engenharia e Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A prefeitura não contestou as alegações de precariedade.
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES DE DEMORA
Funcionários do SAMU denunciaram a falta de ambulâncias disponíveis para atendimento na região metropolitana de São Luís, o que agrava os problemas no serviço. Devido à escassez de veículos, os usuários enfrentam longas esperas.
Na última terça (8), uma vítima de acidente na Avenida Jerônimo de Albuquerque aguardou mais de uma hora por atendimento. No dia 4 de outubro, uma mulher relatou que ficou sem socorro por quatro horas, apesar de ter acionado o serviço de emergência.
Uma resposta
O Samu está com problemas há muito tempo. Braide não quer resolver, pois se quisesse já teria resolvido. Qt as ambulâncias, quando estão quebradas o conserto demora muito. Braide está terceirizando todo o serviço de saúde, mas no Samu de vez em quando entra alguém indicado por aliados de Braide. Eu não votei nele, diferente de 2020 qd votei e pedir votos, porque eu sei que a gestão é miragem, acompanho os portão oficiais, transparência, licitações, diário oficial, o conjunto da obra me fez ter repulsa do prefeito.