Menu

INELEGÍVEL

Justiça nega recurso de Cirineu Costa contra inelegibilidade

Compartilhe
Cirineu Inelegível
STJ recusou um pedido do prefeito Cirineu para suspender os efeitos de uma decisão do TJMA que o condena a 10 anos de prisão por estupro.

BRASÍLIA, 26 de agosto de 2024 – O desembargador Jesuíno Rissato, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) e atualmente convocado como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou, na semana passada, efeito suspensivo ao recurso do prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu Costa (PL).

O prefeito havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, por estupro de vulnerável.

Com essa decisão, Cirineu Costa permanece inelegível, uma vez que o acórdão do TJMA é colegiado, enquadrando-o nas hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. O prefeito buscava obter a certidão necessária para validar sua candidatura à reeleição.

NEGATIVA DO HABEAS CORPUS

Além disso, o magistrado também rejeitou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do gestor. O pedido visava suspender os efeitos da decisão da apelação n. 0000764-89.2018.8.10.0037, especialmente quanto à inelegibilidade de Costa.

No entanto, o desembargador argumentou que não houve identificação de ilegalidade ou constrangimento passível de correção.

A decisão foi baseada na jurisprudência consolidada do STJ, que restringe a concessão de habeas corpus a situações em que há flagrante ilegalidade, o que não foi constatado neste caso.

CERTIDÃO ELEITORAL

O cenário político de Cirineu Costa complicou-se ainda mais na sexta (23), quando o promotor eleitoral Tiago Rohrr solicitou à 105ª Zona Eleitoral do Maranhão a abertura de prazo para que o prefeito apresente uma certidão de distribuição do 2º grau para fins eleitorais atualizada.

O pedido foi feito após o liberal apresentar, em sua solicitação de registro de candidatura, uma certidão criminal positiva.

Essa certidão, emitida para o processo n. 0000764-89.2018.8.10.0037, indicava que Cirineu Costa havia sido condenado a 10 anos de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável.

O documento não estava atualizado conforme exigido pela legislação eleitoral vigente, o que poderia comprometer o deferimento de sua candidatura.

A Justiça Eleitoral ainda deve se manifestar sobre o registro da candidatura de Cirineu Costa. Enquanto isso, o Tribunal de Justiça do Maranhão julgará, nesta terça (27), os embargos de declaração apresentados pela defesa do gestor.

Compartilhe

Leia mais

Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres
Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres

Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês
Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês

Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política
Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA