ARQUIVADO

Justiça dos EUA encerra processo contra Donald Trump

Compartilhe
Trump Arquivado
Juíza federal decide arquivar acusações contra Trump relacionadas a protestos no Capitólio em 2021, após pedido da promotoria e ausência de objeção da defesa.

ESTADOS UNIDOS, 26 de novembro de 2024 – A Justiça dos Estados Unidos suspendeu, nesta segunda (25), um dos processos contra o presidente eleito Donald Trump. A juíza federal Tanya Chutkan, do Distrito de Columbia, arquivou a ação que envolvia acusações de ingerência eleitoral e incitação aos protestos no Capitólio em janeiro de 2021.

A decisão atendeu a uma solicitação do promotor especial Jack Smith. Ele alegou que as regras do Departamento de Justiça impedem o prosseguimento de ações criminais contra um presidente em exercício. A defesa de Trump não se opôs ao pedido, o que permitiu à juíza encerrar o caso.

Jack Smith também retirou outras duas acusações contra Trump em tribunais federais. Uma delas, sobre os documentos confidenciais levados da Casa Branca para Mar-a-Lago, foi arquivada na Justiça da Flórida. A outra, ligada à responsabilidade pelos protestos no Capitólio, foi encerrada no Distrito de Columbia.

Desde julho, promotores enfrentaram dificuldades para avançar nos casos devido à decisão da Suprema Corte que garantiu ampla imunidade a ex-presidentes.

Trump classificou o processo como um “sequestro político” e afirmou que essa situação representou um momento crítico na história dos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, destacou sua resiliência diante das adversidades e celebrou o arquivamento.

Durante sua campanha, Trump prometeu demitir Jack Smith e encerrar todas as investigações contra ele no primeiro dia de seu mandato.

Apesar do arquivamento, o presidente eleito enfrenta processos em tribunais estaduais e federais. Na Geórgia, ele é acusado de ingerência nas eleições de 2020. No entanto, o caso foi abalado por suspeitas de conflito de interesse envolvendo a promotora Fani Willis e seu consultor jurídico Nathan Wade.

Além disso, Trump foi condenado em maio deste ano por falsificar registros comerciais no caso Stormy Daniels.

A sentença ainda não foi definida.

Compartilhe

Leia mais

Alema Assembleia

ASSEMBLEIA

Toffoli suspende foro especial para diretores da Alema
Alema Assembleia

ASSEMBLEIA

Toffoli suspende foro especial para diretores da Alema

Alunos SLZ

SÃO LUÍS

Passe Livre pode atender só alunos da rede municipal em SLZ
Alunos SLZ

SÃO LUÍS

Passe Livre pode atender só alunos da rede municipal em SLZ

Alema bilhões

BILHÕES

Alema votará orçamento recorde de R$ 33 bi na quarta (11)
Alema bilhões

BILHÕES

Alema votará orçamento recorde de R$ 33 bi na quarta (11)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.