CORRUPÇÃO

Justiça condena ex-gestores de Arame por desvio de recursos

Compartilhe
justiça arame
Justiça reconheceu o uso indevido de verbas do PDDE por dois ex-gestores municipais e mandou devolver valores, além de sanções políticas e administrativas.

ARAME, 10 de outubro de 2025 – A Justiça Federal condenou dois ex-gestores do município de Arame (MA) por improbidade administrativa envolvendo recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) da Educação Integral, referentes ao ano de 2018.

Segundo a sentença, as verbas, repassadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram sacadas de forma irregular e usadas em benefício pessoal, sem relação com os objetivos do programa.

De acordo com a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a então coordenadora de programas da Secretaria Municipal de Educação emitiu e descontou 20 cheques em seu próprio nome, totalizando R$ 14 mil. Parte dos valores foi repassada a uma empresa sem comprovação de atividade regular ou prestação de serviços.

O ex-secretário municipal de Educação foi responsabilizado por autorizar e apoiar as liberações, permitindo o desvio das verbas.

A denúncia aponta ainda que os réus teriam coagido diretoras de Caixas Escolares a assinarem cheques em branco vinculados às contas das escolas e os entregarem à coordenadora.

A Justiça ressaltou que os recursos do PDDE destinam-se exclusivamente à manutenção e melhoria da infraestrutura escolar e à qualidade do ensino público básico, sendo vedado o uso para fins pessoais.

A sentença determinou que os condenados devolvam solidariamente o valor desviado, atualizado e acrescido de juros, descontados os montantes já pagos em acordo de não persecução penal.

Além disso, foram impostas as sanções de suspensão dos direitos políticos por cinco anos e proibição, pelo mesmo período, de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais e creditícios.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x