BRASÍLIA, 07 de junho de 2024 – O deputado federal Junior Lourenço (PL-MA) está prestes a ser expulso do Partido Liberal (PL) após votar contra a cassação do deputado André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara. Janones é acusado de prática de “rachadinha”.
Segundo informações obtidas pela CNN, a decisão de expulsar Lourenço é considerada irreversível e deve ser confirmada na próxima semana. O deputado ainda será submetido ao Conselho de Ética do partido.
Fontes próximas ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmam que o voto de Lourenço a favor de Janones, um forte adversário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi visto como “inadmissível”.
Por meio de suas redes sociais, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) antecipou a decisão do partido ao afirmar que Lourenço deverá ser expulso.
A sessão do Conselho de Ética da Câmara na última quarta (5), que avaliava o processo contra Janones, foi marcada por tumultos e confrontos verbais entre deputados governistas e da oposição.
A ação foi arquivada com 12 votos contra 5, o que gerou indignação entre alguns membros do PL.