BRASIL

IBGE: Cerca de 10 milhões de jovens do BR estão fora da escola

Compartilhe
Jovens escolas
Estudo revela que 9,8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram a educação básica, representando 19,9% dessa faixa etária.

BRASIL, 13 de março de 2024 –Uma pesquisa recente conduzida pelo Itaú Educação e Trabalho em parceria com a Fundação Roberto Marinho, utilizando dados do IBGE de 2022 revelou que 9,8 milhões de jovens brasileiros, com idades entre 15 e 29 anos, encontram-se fora do ambiente escolar, sem terem concluído a educação básica.

Esse número representa cerca de 19,9% da população nessa faixa etária.

Os dados revelam que a grande maioria desses jovens (78%) pertence a famílias com renda per capita de até um salário mínimo, e sete em cada dez (70%) são autodeclarados negros.

Quanto à escolaridade, 43% não concluíram o Ensino Fundamental, 22% completaram essa etapa, mas não prosseguiram para o Ensino Médio, e 35% possuem o Ensino Médio incompleto.

A pesquisa também aponta que oito em cada dez desses jovens estão afastados da escola há mais de dois anos, com uma média de seis anos fora do sistema educacional.

Adicionalmente, a maioria (84%) faz parte da força de trabalho, sendo que 69% estão em ocupações, predominantemente na informalidade (67%).

Entre os entrevistados, 73% manifestaram o desejo de concluir a educação básica. As principais motivações para tal incluem a perspectiva de melhoria na condição profissional, seja para obter um emprego melhor (37%) ou ingressar em uma faculdade (28%).

Por outro lado, 27% dos jovens afirmaram não ter a intenção de concluir a educação básica, citando principalmente a necessidade de trabalhar (32%) e o cuidado com a família (17%) como razões para essa decisão.

No entanto, 92% concordam que terminar a educação básica abriria melhores oportunidades de trabalho.

O Ministério da Educação anunciou o programa Pé-de-Meia em 2024, visando promover a permanência e conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.

Compartilhe

Leia mais

AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale
AGU Iracema

ASSEMBLEIA

AGU considera constitucional reeleição de Iracema Vale

Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares
Braide Ação

AÇÃO JUDICIAL

Braide recorrerá contra redução de créditos suplementares

Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas
Funai decreto

DECRETO

Funai ganha poder policial para proteger terras indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.