PRIORIDADES

Governo Lula reúne Conselho de Segurança apenas uma vez

Compartilhe
Lula Segurança
Troca de Flávio Dino por Ricardo Lewandowski resultou em diversas alterações na pasta, o que pode ter impactado a dinâmica do Conselho.

BRASÍLIA, 29 de abril de 2024 – Desde o início da atual gestão do governo Lula, o presidente realizou apenas uma reunião com o Conselho de Segurança, ocorrida em dezembro durante a cerimônia de “reinstalação” do órgão em Brasília.

Esta informação foi divulgada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) no domingo (21).

A segurança é uma das questões mais críticas enfrentadas pelo governo Lula, conforme revelado pelo levantamento da Ipec. De acordo com os dados coletados, 42% dos brasileiros avaliam como ruim ou péssima a atuação do governo na área de segurança, enquanto 28% consideram as ações regulares e 27% as classificam como positivas.

O Conselho de Segurança tem a função de reunir autoridades federais, estaduais e representantes da sociedade civil para análise, sugestões, diagnósticos e formulação de políticas voltadas para o combate à criminalidade e à violência.

No entanto, mesmo diante das crises na segurança pública, como a recente fuga de dois criminosos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN), o órgão parece estar “estagnado” em suas ações em resposta às demandas.

Em resposta ao Estado de S. Paulo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) afirmou que está em discussões para definir a data da próxima reunião do Conselho ainda neste semestre.

Segundo o MJSP, as pautas discutidas no Conselho são valiosas e imprescindíveis para a promoção de políticas públicas destinadas à prevenção e repressão à violência e à criminalidade, especialmente para análise e enfrentamento dos riscos à harmonia da convivência social.

A transição ministerial, que ocorreu com a troca do ex-ministro Flávio Dino por Ricardo Lewandowski, resultou em diversas alterações na pasta, o que pode ter impactado a dinâmica do Conselho.

O MJSP está em fase de tratativas internas para definir a data e o horário da próxima reunião do CNSP, que será realizada ainda neste primeiro semestre.

Compartilhe

Leia mais

SEM ANISTIA

Conheça os deputados do MA a favor da prisão da missionária Eliene

SEM ANISTIA

Conheça os deputados do MA a favor da prisão da missionária Eliene

Impostos tributos

TRIBUTOS

Impostos federais somam R$ 912 bilhões em três meses de 2025
Impostos tributos

TRIBUTOS

Impostos federais somam R$ 912 bilhões em três meses de 2025

greve petrobras

GREVE

Funcionários da Petrobras aprovam paralisação de 24 horas
greve petrobras

GREVE

Funcionários da Petrobras aprovam paralisação de 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.