BRASÍLIA, 12 de janeiro de 2024 – Após dois anos de problemas persistentes e diversos incidentes comprometedores para os usuários, o Governo do Maranhão reconheceu a inadequação do ferryboat José Humberto para operar na travessia entre São Luís e Cujupe.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) revogou a autorização precária da embarcação.
A revogação da autorização foi comunicada à empresa responsável em 22 de dezembro e teve como principal motivação eventos relatados por usuários e constatados após fiscalizações pela empresa portuária.
O ferryboat José Humberto, apresentado como um meio de transporte de “alto padrão” trazido do Pará pelo governador Carlos Brandão (PSB) durante a campanha eleitoral de 2022, já havia sido suspenso pelo Ministério da Justiça em dezembro de 2022.
Após breve interrupção, autorizado pela Capitania dos Portos, a embarcação continuou enfrentando problemas, incluindo rachaduras, desabamento do forro, infiltração e encalhamento.
A EMAP informou que a operação do sistema portuário permanece normalizada, contando com outras 5 embarcações administradas por 3 operadoras diferentes.