PREFEITO NA MIRA

Gaeco investiga desvio envolvendo empresa ligada a prefeito

Compartilhe
Gaeco operação
Operação do Gaeco cumpre mandados em 5 cidades do Maranhão e investiga contratos suspeitos entre a Prefeitura de Buriticupu e empresa associada ao prefeito.

MARANHÃO, 05 de novembro de 2025 – O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) deflagrou, na manhã desta quarta (5), a Operação Acqua Alta para investigar desvio de recursos públicos na Prefeitura de Buriticupu. Segundo o órgão, o prejuízo estimado ultrapassa R$ 7 milhões.

A ação, autorizada pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, cumpriu dez mandados de busca e apreensão em São Luís, Imperatriz, Buriticupu, Presidente Dutra e Cantanhede. A operação apura irregularidades na contratação da empresa Veneza Construções e Locações Eireli pela prefeitura.

De acordo com o Gaeco, há indícios de inexecução contratual e repasse irregular de valores.

A empresa teria sido contratada para realizar obras já executadas na gestão anterior, e parte dos pagamentos teria sido transferida a servidores públicos, familiares dos envolvidos e à empresa Alpha Construções e Serviços Ltda., ligada ao prefeito João Carlos (PP).

O grupo de investigados já responde a uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, movida pelo promotor Felipe Rotondo, da Comarca de Buriticupu. A ação aponta supostas manobras administrativas que possibilitaram o desvio de verbas públicas destinadas a obras municipais.

A operação contou com o apoio de promotores do Gaeco de São Luís e Imperatriz, além de Polícias Civil e Militar. Também participaram promotores de Cantanhede, da 3ª Promotoria de Justiça Especializada de Açailândia e da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI-MPMA).

Os documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos durante a ação serão analisados pelo Gaeco e pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O material servirá para subsidiar uma eventual denúncia ao Ministério Público.

O prefeito João Carlos (PP) ainda não se posicionou.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x