
MARANHÃO, 30 de maio de 2025 – A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) manifestou apoio à prefeita Edinalva Brandão, de São Francisco do Brejão, após o Ministério Público Estadual solicitar o afastamento da gestora por 180 dias.
A nota foi divulgada nesta sexta (30), e assinada pelo presidente da entidade, Roberto Costa (MDB), prefeito de Bacabal.
A medida do MP tem como base investigações que apontam supostas ilegalidades na administração municipal. Entre elas estão contratações sem processo seletivo, descumprimento de ordem judicial para realizar concurso público, nepotismo e favorecimento em processos licitatórios.
O órgão também apura a concessão de espaços públicos sem critérios definidos.
Na nota, a Famem ressalta que a ação ainda está em fase preliminar e que não há decisão judicial. Segundo o comunicado, as acusações requerem aprofundamento e garantias de ampla defesa e contraditório.
A entidade afirmou que todos os atos da prefeita foram praticados com respaldo legal. Além disso, destacou que a administração municipal continua operando normalmente, mantendo obras, serviços e compromissos sob a condução da prefeita.
O texto publicado pela Famem reitera a confiança na conduta da gestora.