Menu

AQUISIÇÃO

Exército compra 12 helicópteros Black Hawk dos EUA por R$ 5,2 bi

Compartilhe
Helicóptero EUA
Aquisição de helicópteros autorizada pelo Ministro da Defesa José Múcio Monteiro é última etapa do processo.

BRASÍLIA, 19 de julho de 2024 – O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, autorizou nesta semana a aquisição de 12 helicópteros Black Hawk pelo Comando do Exército, sem “compensação tecnológica, industrial e comercial”.

A decisão, publicada no Diário Oficial da União, era a última etapa necessária para o avanço do processo de compra junto ao Comando de Assistência à Segurança do Exército dos Estados Unidos.

Em maio, o Departamento de Estado americano aprovou a “possível venda” dos helicópteros ao governo brasileiro, com um custo estimado de 950 milhões de dólares, equivalente a aproximadamente R$ 5,2 bilhões na cotação atual.

A compra inclui, além das aeronaves, outros equipamentos e sistemas de apoio, fornecidos principalmente pelas empresas Sikorsky e Lockheed Martin.

De acordo com a nota do Departamento de Estado americano publicada em 24 de maio, a venda proposta visa apoiar a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante parceiro regional e contribuindo para a estabilidade política e progresso econômico na América do Sul.

A ausência de compensações na aquisição das aeronaves, já mencionada na nota de maio, foi confirmada no despacho de Múcio. Compensações, ou “offsets”, são condições previstas na lei 12.598 de 2012 para gerar benefícios tecnológicos, industriais ou comerciais.

Este tipo de compensação foi incluído, por exemplo, na compra dos caças Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), que envolveu treinamento de mão de obra e transferência de tecnologia.

Em 7 de dezembro de 2023, o Comando de Assistência à Segurança do Exército dos EUA compartilhou nas redes sociais imagens da visita do general Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, então diretor de Material de Aviação do Exército brasileiro, durante uma demonstração de um Black Hawk.

Segundo a fabricante, os Black Hawks são capazes de transportar mais de quatro toneladas de suprimentos, podendo atuar em combate a incêndios e em missões humanitárias ou de resgate, além de serem equipados com armamentos.

As Forças Armadas brasileiras já possuem helicópteros deste modelo em sua frota, utilizados em operações como as enchentes no Rio Grande do Sul, nas áreas isoladas do território indígena Yanomami e no combate aos incêndios no Pantanal.

Compartilhe

Leia mais

Ministro Função

DEMITIDO

Silvio Almeida perde função de conselheiro de empresa
Ministro Função

DEMITIDO

Silvio Almeida perde função de conselheiro de empresa

Othelino Maranhão

BLOCOS PARLAMENTARES

Othelino critica intervenção do Governo do MA no Legislativo
Othelino Maranhão

BLOCOS PARLAMENTARES

Othelino critica intervenção do Governo do MA no Legislativo

Reforma demora

DEMORA

Atraso na reforma do Mercado Central preocupa feirantes
Reforma demora

DEMORA

Atraso na reforma do Mercado Central preocupa feirantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA