ELEIÇÕES

EUA veem vitória da oposição na Venezuela e pedem transição

Compartilhe
Eleições Venezuela
Secretário norte-americano fala em “esmagadora evidência”, admite o triunfo do adversário de Maduro na Venezuela e pede transição.

ESTADOS UNIDOS, 02 de agosto de 2024 – A pressão sobre Nicolás Maduro ganhou força, nesta quinta (1º), depois que os Estados Unidos reconheceram a vitória da oposição na Venezuela no último domingo (28), e o Brasil assumiu a custódia da Embaixada da Argentina em Caracas.

“Dada a esmagadora evidência, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia ganhou a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela em 28 de julho”, disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em um comunicado.

“Além disso, os EUA rejeitam as alegações infundadas de Maduro contra os líderes da oposição. As ameaças de Maduro e de seus representantes de prender líderes da oposição (…) são uma tentativa antidemocrática de reprimir a participação política e manter o poder.”

Blinken também cobrou o início das tratativas para a mudança de governo.

“Nós saudamos Edmundo González Urrutia por sua campanha bem-sucedida. Agora, é hora de os partidos da Venezuela começarem as discussões sobre uma transição pacífica e respeitosa, em concordância com a lei eleitoral e os desejos do povo venezuelano.”

Poucas horas antes, os governos de Brasil, Colômbia e México explicitaram solidariedade com o povo venezuelano.

“Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesas de votação”, afirma um comunicado conjunto.

A nota acrescenta que as controvérsias sobre o processo eleitoral do último domingo devem ser dirimidas pela via institucional. “O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.”

O texto foi redigido depois de um telefonema entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gustavo Petro (Colômbia) e Andrés Manuel López Obrador (México).

Em meio à condenação internacional, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela — governista — convocou, para as 14h desta sexta (15h em Brasília), o comparecimento dos candidatos nas eleições, após aceitar um recurso de Maduro para certificar o processo.

A presidente do TSJ, Caryslia Rodríguez, informou a decisão da sala de aceitar o recurso de amparo apresentado por Maduro e iniciar “o processo de investigação e verificação para certificar de maneira irrestrita os resultados do processo eleitoral”.

Compartilhe

Leia mais

Ministro polemica

RESGATE PARA CORRUPTOS

Ministro de Lula explica avião da FAB para buscar condenada
Ministro polemica

RESGATE PARA CORRUPTOS

Ministro de Lula explica avião da FAB para buscar condenada

STF Decisão

MESA DIRETORA

STF mantém tendência favorável à Iracema em disputa da Alema
STF Decisão

MESA DIRETORA

STF mantém tendência favorável à Iracema em disputa da Alema

União ministério

MINISTÉRIO DESPREZADO

União Brasil pode recusar indicação para Comunicações
União ministério

MINISTÉRIO DESPREZADO

União Brasil pode recusar indicação para Comunicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.