CABIDE DE EMPREGOS

Estatal quer ampliar seus cargos comissionados de 56 para 88

Compartilhe
estatal telebras
Estatal pretende aumentar de 56 para 88 postos de indicação política, apesar de prejuízo de R$ 256 milhões em 2024 e questionamentos judiciais.

BRASÍLIA, 23 de junho de 2025 –  A Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, busca ampliar seus cargos comissionados de 56 para 88, em movimento aprovado por seus conselhos administrativo e fiscal.

A medida, que elevaria para 19% o percentual de cargos políticos na empresa – contra média de 5% em outras estatais – ocorre após a companhia registrar prejuízo de R$ 256 milhões em 2024.

A Secretaria de Governança das Estatais (Sest) classificou a proposta como “temerária”, enquanto o Ministério Público do Trabalho obteve vitórias judiciais contra substituição de concursados por comissionados.

A Telebras afirma que seguirá decisões judiciais e que a reestruturação visa atender a “atribuições crescentes”, como projetos de inclusão digital e serviços para órgãos públicos.

A presidência da estatal está com André Magalhães, indicado pelo União Brasil, partido com influência na empresa. O ex-presidente Frederico Siqueira Filho assumiu o Ministério das Comunicações após saída de Juscelino Filho (União-MA), denunciado por desvio de verbas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x