
BRASÍLIA, 23 de junho de 2025 – A Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, busca ampliar seus cargos comissionados de 56 para 88, em movimento aprovado por seus conselhos administrativo e fiscal.
A medida, que elevaria para 19% o percentual de cargos políticos na empresa – contra média de 5% em outras estatais – ocorre após a companhia registrar prejuízo de R$ 256 milhões em 2024.
A Secretaria de Governança das Estatais (Sest) classificou a proposta como “temerária”, enquanto o Ministério Público do Trabalho obteve vitórias judiciais contra substituição de concursados por comissionados.
A Telebras afirma que seguirá decisões judiciais e que a reestruturação visa atender a “atribuições crescentes”, como projetos de inclusão digital e serviços para órgãos públicos.
A presidência da estatal está com André Magalhães, indicado pelo União Brasil, partido com influência na empresa. O ex-presidente Frederico Siqueira Filho assumiu o Ministério das Comunicações após saída de Juscelino Filho (União-MA), denunciado por desvio de verbas.