
BRASÍLIA, 27 de janeiro de 2025 – Os promotores Luis Fernando Cabral Barreto Júnior e Cláudio Rebêlo Correia Alencar, da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, instauraram um inquérito civil para investigar a estabilidade e segurança das pontes da cidade.
A medida busca coletar informações precisas para embasar possíveis ações civis, termos de ajustamento de conduta ou arquivamento, conforme a legislação vigente.
Entre os documentos analisados, destaca-se um laudo técnico elaborado pela empresa Engedata Engenharia Estrutural LTDA, a pedido da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA). O relatório classificou a situação da ponte 1, na Avenida Ferreira Goulart, como crítica.
“O grau de deterioração da viga principal é extremamente severo, tornando impossível atestar qualquer margem de segurança, o que dificulta até compreender por que ainda não houve um colapso parcial ou total”, descreve o laudo.
Outro estudo, realizado pela Concremat Engenharia e Tecnologia S.A. e também encomendado pela SINFRA, reforça o estado alarmante das pontes. O documento identificou corrosão avançada e perda significativa de resistência nas armaduras de flexão e cisalhamento, comprometendo gravemente a capacidade estrutural das pontes.
A ponte 2, localizada mais próxima ao rio, foi considerada a mais danificada, necessitando de reforço estrutural urgente.
Um relatório da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania apontou falhas graves, como rachaduras nos pilares, ferragens expostas, corrosão e anomalias no pavimento e guarda-corpos. Segundo o documento, a ausência de manutenção preventiva e corretiva agravou a deterioração das estruturas, exigindo intervenções imediatas.
A recuperação das pontes foi determinada judicialmente em decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, em 11 de novembro de 2024. O Estado do Maranhão foi condenado a realizar as reformas no prazo de um ano, eliminando os riscos estruturais e garantindo segurança ao tráfego.
Além disso, foi estabelecido que um cronograma detalhado das obras seja apresentado em até 90 dias. A decisão visa assegurar a proteção de motoristas e pedestres que utilizam as pontes diariamente.
Uma resposta
Pontes, elevados, viadutos, barragens…não são levados à sério a manutenção até acontecer algo.
INFELIZMENTE!