ITÁLIA, 10 de junho de 2024 – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e seu partido de direita, Irmãos de Itália (FdI), triunfaram nas eleições ao Parlamento Europeu no país, alcançando 28,59% dos votos, segundo dados provisórios deste domingo (9).
Esta vitória não apenas confirma o crescimento do FdI, mas também estabelece o partido como a principal força política da Itália.
O Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, liderado por Elly Schlein, ficou em segundo lugar com 25,58%, seguido pelo Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, que obteve 9,66% dos votos.
A coalizão de Meloni também inclui a Liga, de Matteo Salvini, que recebeu 8,81% dos votos, e o Força Itália (FI), de Antonio Tajani, com 8,80%.
Em seu discurso de vitória, Giorgia Meloni afirmou: “Depois de dois anos de governo na pior situação possível, o voto nos disse ‘não esperávamos que você estivesse, mas você está’.” Para ela, “a Itália apresenta-se no G7 e na Europa com o governo mais forte de todos.”
Meloni demonstrou orgulho pelo resultado alcançado por seus aliados: “Quero agradecer à maioria dos italianos que continuaram a escolher o FdI e o centro-direita. Também estou orgulhosa do resultado da Força Itália e da Liga. A maioria que governa esta nação conseguiu crescer junta.” Ela reforçou a mensagem recebida dos italianos: “Vá em frente e faça isso com maior determinação, se possível.”