
BRASIL, 26 de fevereiro de 2025 – Divulgada nesta quarta (26), a nova rodada de pesquisas da Genial/Quaest aponta que, pela primeira vez desde o início de sua trajetória política, a desaprovação de Lula (PT) superou a aprovação em estados do Nordeste, tradicionalmente considerados seus maiores bastiões eleitorais.
Na Bahia, onde o petista governou por oito anos e agora é comandado por Jerônimo Rodrigues, Lula é desaprovado por 51% dos entrevistados, enquanto 47% ainda o aprovam.
Em dezembro de 2024, sua aprovação era de 66%, e em julho daquele ano, 69%. A margem de erro da pesquisa no estado é de três pontos percentuais.
Em Pernambuco, a desaprovação de Lula chegou a 50%, quase empatando com a aprovação de 49%. Em dezembro de 2024, o presidente tinha 65% de aprovação e 33% de desaprovação. Já em julho, seus números eram ainda mais favoráveis, com 73% de aprovação e 27% de desaprovação.
Este é o pior resultado de todos os tempos para o lulopetismo, que tem experimentado uma perda de apoio em todo o país, tanto no eleitorado geral quanto em pontos-chave e em redutos eleitorais já consagrados por núcleos de esquerda.