CONTA DE LUZ

Deputado propõe fim da bandeira vermelha na energia no MA

Compartilhe
Deputado Hildo
Deputado federal Hildo Rocha (MDB) defende fim da cobrança adicional de energia em estados que geram mais do que consomem, como o Maranhão.

BRASÍLIA, 05 de novembro de 2025 – O deputado federal Hildo Rocha (MDB) propôs um Projeto de Lei para acabar com as bandeiras vermelha e amareta na conta de luz de estados que produzem mais energia do que consomem.

O anúncio ocorreu durante um pronunciamento na Câmara dos Deputados. A proposta, de número 5.133/2025, visa corrigir uma distorção que, na avaliação do parlamentar, penaliza injustamente as populações de regiões produtoras. Dessa forma, a isenção do adicional tarifário seria uma forma de justiça para esses estados.

O Maranhão foi citado como exemplo de autossuficiência energética. O estado conta com as hidrelétricas de Boa Esperança e Estreito, além de um parque eólico localizado em Paulino Neves, nos Lençóis Maranhenses.

Conforme explicou o deputado, somente o complexo da empresa Ômega gera energia suficiente para abastecer 900 mil residências. Portanto, a cobrança das bandeiras é considerada injusta e demanda uma mudança imediata.

Além dessas fontes, o parlamentar destacou o crescimento da geração solar no estado. Segundo ele, os telhados de residências maranhenses produzem 635 megawatts de energia por meio de placas voltaicas.

Por isso, Rocha pediu o apoio dos colegas deputados para a aprovação do Projeto de Lei, que está em tramitação na Câmara.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x