
BRASÍLIA, 05 de novembro de 2025 – O deputado estadual Edson Araújo (PSB) pode ser convocado pela CPMI do INSS, após seu nome voltar a ser citado durante o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA).
O depoimento ocorreu nesta semana e reacendeu as suspeitas sobre repasses de recursos à conta pessoal do parlamentar.
Durante a sessão, o vice-presidente da CPMI, deputado federal Duarte Júnior (PSB), questionou Abraão Lincoln sobre o motivo de a CBPA ter transferido mais de R$ 3 milhões para a conta pessoal de Edson Araújo.
Duarte também pediu explicações sobre valores enviados a assessores do deputado e à entidade estadual de pesca que ele presidia no Maranhão.
Diante dos questionamentos, Abraão Lincoln optou por não responder. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), decidiu incluir na pauta de quinta (6) os pedidos de convocação de Edson Araújo.
A comissão já recebeu da Receita Federal o relatório de inteligência financeira referente ao deputado, após aprovação de requerimento.
O caso tem gerado repercussão dentro do PSB, partido ao qual Edson Araújo é filiado. O deputado Duarte Júnior apresentou um pedido formal de expulsão do parlamentar, em razão das suspeitas levantadas pela comissão.
A convocação de Edson Araújo será deliberada na próxima reunião da CPMI.







