Menu

EDUCAÇÃO

Deputado do Novo critica desempenho do Maranhão no IDEB

Compartilhe
Maranhão Educação
Parlamentar aponta que o Maranhão não atingiu metas educacionais e destaca ausência de escolas do estado entre as 100 melhores do Brasil.

SÃO LUÍS, 15 de agosto de 2024 – O deputado estadual Wellington do Curso criticou, em discurso na Assembleia Legislativa, o desempenho do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Na quinta (15), o parlamentar destacou que, desde a meta estabelecida pelo MEC em 2005, apenas os estados de Goiás, Pernambuco e Piauí conseguiram atingir os objetivos educacionais propostos para o período de 2007 a 2021.

“Ontem, o secretário de Educação de São Luís veio falar de avanço na educação, com todo respeito, secretário, mas que avanço? Somente três estados da Federação. Somente três estados, o estado de Goiás, o estado de Pernambuco e do Piauí conseguiram bater a meta do IDEB, estabelecido pelo MEC, em 2005. Essa meta é de 2007-2021, e somente três estados conseguiram bater a meta, estado de Pernambuco, estado de Goiás, estado de Pernambuco, o Estado do Piauí.”

Wellington enfatizou que a educação pública do Maranhão ainda deixa a desejar, mencionando que nem o estado nem a capital, São Luís, conseguiram bater as metas estabelecidas.

Segundo o deputado, dos 100 melhores desempenhos educacionais do país entre o primeiro e quinto ano, 67 escolas estão no Ceará, 32 em Alagoas e uma em Pernambuco, sem nenhuma instituição maranhense ou ludovicense na lista.

“Então, deixa a desejar a educação pública do Estado do Maranhão. Uma educação pública de qualidade, isso também vale para a Prefeitura de São Luís, vale para a Prefeitura de São Luís, não bateu a meta. E dados interessantes, dados importantes, das 100 escolas públicas do Brasil, com o melhor desempenho educacional, do primeiro ao quinto ano, 67 estão no Ceará, 32 estão em Alagoas, e uma no Pernambuco, não tem nem uma escola do estado do Maranhão e nem de São Luís, que esteja configurando entre as 100 escolas públicas, com melhor desempenho educacional.”

O deputado ressaltou a importância de uma educação pública de qualidade, afirmando que a transformação da vida das pessoas só é possível por meio de um sistema educacional eficiente.

Wellington também reforçou sua atuação como parlamentar na cobrança por melhorias na educação e na valorização dos professores, apontando que o tema será prioridade em seu projeto político.

Compartilhe

Leia mais

Lula pesquisa

PESQUISA

Maioria dos brasileiros diz não confiar no presidente Lula
Lula pesquisa

PESQUISA

Maioria dos brasileiros diz não confiar no presidente Lula

Arrecadação Impostos

IMPOSTOS

Arrecadação de agosto atinge R$ 201,6 bi e quebra recorde
Arrecadação Impostos

IMPOSTOS

Arrecadação de agosto atinge R$ 201,6 bi e quebra recorde

Dino Impedimento

IMPEDIMENTO

Monark pede afastamento de Flávio Dino em julgamento no STF
Dino Impedimento

IMPEDIMENTO

Monark pede afastamento de Flávio Dino em julgamento no STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA