VAZAMENTO CRIMINOSO

Dados do INSS ficaram expostos a 3 mil servidores públicos

Compartilhe
inss vazamento
Falha em sistema do governo permitiu acesso indevido a informações sigilosas de aposentados do INSS; caso levou à demissão de ministro e diretores.

MARANHÃO, 18 de junho de 2025 –  Cerca de 3 mil servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tinham acesso a dados pessoais de aposentados e pensionistas, revelou reportagem do Metrópoles nesta quarta (18).

O governo federal bloqueou senhas e restringiu o uso do Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) para apenas seis funcionários após a descoberta. O sistema contém informações como CPF, valores de benefícios e tipos de pagamento.

A ampla liberação de acessos pode ter facilitado vazamentos para sindicatos e instituições financeiras. Esses dados alimentaram um esquema de descontos ilegais em benefícios, conhecido como Farra do INSS.

Sindicados repassavam listas de nomes como se tivessem autorização dos segurados, e os descontos eram aplicados diretamente nos pagamentos. O caso provocou a queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e da cúpula do INSS.

O presidente Lula afirmou que as fraudes começaram no governo anterior, mas que sua gestão descobriu e agiu para encerrar o esquema. Entretanto, investigações até o momento não identificaram envolvidos que ocupavam cargos na administração passada.

As restrições ao Suibe buscam evitar novos vazamentos enquanto as apurações continuam.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x