
SÃO LUÍS, 17 de agosto de 2023 – A Polícia Civil do Maranhão cumpriu mandados de busca e apreensão em investigação de lavagem de dinheiro. Empresa da construção civil, sócios e ex-servidora da Câmara de São Luís estão sob investigação após relatório suspeito emitido pelo COAF.
Nesta quinta (17), a Polícia Civil do Maranhão realizou o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em uma operação direcionada a um inquérito policial que visa investigar supostos crimes de lavagem de dinheiro. Os alvos dos mandados são ligados a uma empresa do setor de construção civil, incluindo sócios e uma ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís.
De acordo com a delegada Katherine Chaves, que lidera a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR), o início da investigação se deu a partir da análise de um relatório financeiro emitido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Esse relatório apontou transações consideradas suspeitas associadas à empresa em questão.
O COAF identificou que grande parte dos recursos depositados na conta da construtora tinham origem em órgãos públicos, levantando suspeitas sobre movimentações potencialmente relacionadas a atividades ilícitas. Isso pode indicar desvio de fundos provenientes de entidades governamentais.
Uma ex-servidora da Câmara Municipal de São Luís também está sob investigação, uma vez que não conseguiu explicar à polícia a origem legítima de um depósito de R$110.000,00 em sua conta, realizado pela construtora. Isso se tornou ainda mais intrigante, uma vez que o salário da ex-servidora na época era de apenas R$2.541,59.
Durante as diligências de busca e apreensão, foram recolhidos documentos relevantes e os dispositivos celulares pertencentes aos indivíduos alvo da investigação. Esses dados serão submetidos à análise telemática de acordo com as decisões judiciais aplicáveis.