Menu

OPERAÇÃO

CNJ abre processo disciplinar contra magistrados no Maranhão

Compartilhe
CNJ Maranhão
CNJ inicia ação disciplinar e solicita ao STJ compartilhamento de informações sobre magistrados investigados no Maranhão.

MARANHÃO, 15 de agosto de 2024 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um processo disciplinar contra juízes e desembargadores do Maranhão após a deflagração da Operação 18 Minutos, da Polícia Federal, na quarta (14).

A ação inclui a investigação de quatro desembargadores e dois juízes, além de um ex-magistrado. O Tribunal de Justiça do Maranhão afirmou em nota que está cooperando com as investigações.

O corregedor do CNJ, ministro Luís Felipe Salomão, solicitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o inquérito contra os magistrados tramita, que compartilhe informações relevantes para o andamento do processo disciplinar.

Em sua decisão, Salomão destacou a gravidade das acusações e a necessidade de uma apuração urgente.

A Polícia Federal investiga os desembargadores Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton Chaves, Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa e Antônio Pacheco Guerreiro Júnior.

Além deles, os juízes Cristiano Simas de Sousa e Alice de Sousa Rocha, bem como o ex-juiz Sidney Cardoso Ramos, também são alvo das investigações. Todos os envolvidos foram afastados de suas funções.

A operação investiga indícios de manipulação de processos em troca de propinas. Em uma das ações investigadas, a Polícia Federal estima que R$ 14 milhões possam ter sido desviados por meio de um alvará fraudulento.

Durante a operação, agentes federais realizaram buscas em residências e nos gabinetes dos magistrados.

O Tribunal de Justiça do Maranhão foi notificado para apresentar, em até cinco dias, as providências que estão sendo tomadas em relação aos fatos investigados. O caso permanece em apuração.

Compartilhe

Leia mais

Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA
Moraes EUA

PROJETO DE LEI

Projeto pode impedir ministros do STF de entrarem nos EUA

Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden
Trump 2020

2020

Autor de ataque contra Trump doou para campanha de Biden

Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada
Marcos Castro

REINCIDÊNCIA

Residência de vereador de São Luís é invadida e arrombada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA