CGU audita Seguro-Defeso em 7 estados, incluindo o Maranhão

Compartilhe
CGU Auditores
Auditores da CGU começaram entrevistas em campo; relatório preliminar será divulgado em agosto de 2025 com foco em falhas na concessão do benefício.

BRASÍLIA, 9 de julho de 2025 – A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou nesta segunda (7) uma auditoria no programa Seguro-Defeso, abrangendo 23 municípios dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí. As unidades federativas selecionadas concentram 80% dos pescadores beneficiários em todo o país.

O objetivo da auditoria é identificar inconsistências na concessão do benefício, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores que dependem exclusivamente da pesca artesanal.

O Seguro-Defeso garante um salário-mínimo mensal durante o período de proibição da pesca, assegurando a preservação das espécies e o sustento familiar.

As ações da CGU foram definidas após articulações com a Casa Civil e os ministérios da Pesca, do Trabalho e do INSS. O trabalho de campo começou com entrevistas em municípios como Baião (PA), Mocajuba (PA), Santa Inês (MA) e Miranda do Norte (MA). A auditoria será complementada por análises e cruzamento de dados do programa.

A iniciativa acompanha alterações recentes promovidas pelo Governo Federal, incluindo a publicação de uma Medida Provisória e de um decreto que reformulam o Seguro-Defeso e o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). O relatório preliminar das auditorias deve ser publicado até o fim de agosto de 2025.

Segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, a medida visa garantir a integridade dos programas sociais. Ele afirmou que o processo busca assegurar que os recursos cheguem apenas a quem tem direito, além de coibir desvios.

Para o ministro da Pesca, André de Paula, a auditoria reforça o compromisso com o aperfeiçoamento da política pública.

O governo federal pretende, ainda, coletar dados sobre a pesca artesanal e o acesso dos pescadores às ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

As informações levantadas em campo servirão de base para qualificar a gestão do programa e melhorar a base de dados utilizada para concessão do benefício.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x