DESFILIAÇÃO
Catulé Júnior amarga mais uma derrota pelo TRE-MA
Por DANIEL MATOS • 17/01/2024
Compartilhe
Catulé derrota
Suplente de deputado estadual teve pedido de desfiliação partidária negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

CAXIAS, 17 de janeiro de 2024 – O suplente de deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) Catulé Júnior acaba de amargar mais uma derrota no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) ao requerer da Corte uma ação de justa causa de desfiliação do PP, sob a alegação de que vem sofrendo discriminação partidária.

Leia mais: Catulé pede que Alema casse Hemetério após decisão do STJ

O pedido lhe fora negado pelo juiz Ângelo Alencar, não sem antes ser endossado pela Procuradoria Regional Eleitoral que se manifestou pela ilegitimidade da ação proposta.

A tentativa do suplente de deputado era convencer a Corte Eleitoral com o argumento de que tem o direito legítimo de se desvincular da agremiação sem, no entanto, perder o direito de no futuro vir a ocupar uma cadeira legislativa.

Leia mais: TRE-MA se manifesta sobre caso Hemetério e posse de Catulé

A intenção real era se desfiliar do PP, procurar outra sigla que lhe desse a garantia de se candidatar a prefeito em Caxias e, ao mesmo tempo, conservar-se como legítimo primeiro suplente de deputado estadual.

O juiz que julgou a causa entendeu que tal pedido jamais poderia ser formulado por quem tem mera expectativa de direito, uma vez que suplente não exerce mandato eletivo. E isso foi um balde de água fria nas intenções políticos eleitorais de Catulé Júnior.

Leia mais: Catulé Jr. sofre novo revés ao tentar cassar mandato de deputado

Esse resultado o obriga a continuar sobrevivendo no PP, mantendo-se como primeiro suplente, o que, por outro lado, o deixa sem partido para chamar de seu e, assim, concorrer como candidato a prefeito de Caxias, uma vez que a direção nacional do PP dificilmente lhe concederá legenda.

Compartilhe
23/04/2024
REAÇÃO
Adepol divulga nota de repúdio contra remoção de delegado
23/04/2024
QUINTO CONSTITUCIONAL
Lista tríplice do Ministério Público será definida nessa quarta (24)
23/04/2024
ASSEMBLEIA
Deputado propõe revogação de título a Geraldo Alckmin no MA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda