MARANHÃO, 12 de agosto de 2024 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), figura entre os governadores menos bem avaliados do Brasil, conforme aponta pesquisa realizada pela AtlasIntel. Brandão ocupa a 22ª posição no ranking de aprovação, com apenas 33% de aprovação e uma expressiva taxa de 57% de desaprovação.
No que diz respeito à avaliação positiva, considerando as classificações de “ótimo” e “bom”, Brandão aparece na 18ª posição, com 41% dos entrevistados classificando seu governo como “ruim” ou “péssimo”.
Em contraste, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lidera a pesquisa com 75% de aprovação, seguido por Rafael Fonteles, do Piauí, com 68%, e Mauro Mendes, de Mato Grosso, com 64%.
Além de Caiado e Fonteles, os governadores Jorginho Mello, de Santa Catarina, com 60%, e João Azevedo, da Paraíba, com 59%, também estão entre os mais aprovados. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, aparece na 10ª posição, com 53% de aprovação.
A pesquisa também destacou o crescimento de Rafael Fonteles, que subiu 10 posições desde a última edição, realizada em dezembro de 2023, alcançando a segunda maior aprovação do país, empatado com Caiado na avaliação de “ótimo” e “bom”, ambos com 54%.
No entanto, Caiado registra uma taxa de desaprovação menor, com apenas 10%, enquanto Fonteles tem 18%.
No outro extremo, Wilson Lima, do Amazonas, é o governador mais mal avaliado do país, com 69% de desaprovação, seguido por Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, que tem 60% de rejeição.
Ambos se mantêm nas últimas posições do ranking, com Castro apresentando uma estabilidade em relação à pesquisa anterior. A pesquisa AtlasIntel entrevistou 29.694 pessoas em todos os estados brasileiros entre 15 de julho e 4 de agosto.
A margem de erro varia entre 1 e 5 pontos percentuais, dependendo do tamanho da população do estado, com um nível de confiança de 95%.
Uma resposta
Linhares , ainda surpreende que Brandão tenha 33% de aprovação quando falamos de um governo que governa por meio de videos de redes sociais que mostram um maranhão que só existe na sua cabeça. Estamos com o estado abandonado em todas as áreas , sendo que as as secretarias estão sendo coordenadas por familiares do governador com o único proposito de fazer o proximo sucessor. Enquanto os estados vizinho crescem de forma consistente , o Maranhão segue firme para manter, sem ameaças, o titulo de estado com os piores indicadores sociais e de desenvolvimento humano. Acho que o governo se orgulha dessa realidade visto que não faltam milhões para dar a artistas nacionais para festejar o maranhão virtual , o paraiso fabricado nas redes sociais