opções

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política

Compartilhe
Candidaturas Brasil
Estudo aponta redução de candidaturas em cidades com maior índice de atentados contra políticos, como Duque de Caxias, Rio de Janeiro e Manaus.

BRASIL, 12 de setembro de 2024 – O número de candidaturas em cidades brasileiras com altos índices de violência contra políticos caiu mais do que a média nacional entre as eleições de 2020 e 2024.

A conclusão é de um estudo do Grupo de Investigação Eleitoral (Giel), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que monitorou os casos de violência.

O estudo identificou que Duque de Caxias (RJ), Rio de Janeiro e Manaus foram os municípios mais afetados no período entre 2021 e 2024. Duque de Caxias, por exemplo, registrou dez atentados ou homicídios contra políticos.

No Rio de Janeiro, ocorreram cinco casos, e em Manaus, quatro. Em 2021, três vereadores de Duque de Caxias foram assassinados.

Pesquisadores do Giel utilizaram palavras-chave para rastrear reportagens de violência contra políticos nos estados. Casos foram classificados como ameaças, agressões físicas, sequestros, atentados e homicídios.

A análise identificou que a violência é um dos fatores que contribuiu para a diminuição de 18% no número total de candidaturas nas eleições de 2024, em comparação com 2020.

No Rio de Janeiro, a queda foi de 43%, enquanto Manaus registrou 41%, e Duque de Caxias, 31%. Além da violência, a diminuição do número de partidos e a criação de federações partidárias contribuíram para essa redução.

As novas regras da Justiça Eleitoral, que limitaram o número máximo de candidatos por partido, também influenciaram.

Casos de violência foram destacados em várias localidades. Em Duque de Caxias, três vereadores foram assassinados em 2021: Danilo do Mercado, Quinzé e Sandro do Sindicato. Além disso, em 2022, o carro do vereador Marcus Vinícius Guimarães foi alvejado meses após a morte de Sandro, de seu partido.

Na mesma linha, no Amazonas, o deputado federal Amom Mandel, concorrendo à Prefeitura de Manaus, teve o carro de sua equipe alvejado em 2022. Wesley Teixeira, candidato a deputado estadual em Duque de Caxias no mesmo ano, também relatou ameaças.

Compartilhe

Leia mais

Gênero Eleições

LEVANTAMENTO

Cota de gênero é descumprida em 700 municípios
Gênero Eleições

LEVANTAMENTO

Cota de gênero é descumprida em 700 municípios

Balsas decisão

DECISÃO

Júri de Balsas condena homem a mais de 100 anos de prisão
Balsas decisão

DECISÃO

Júri de Balsas condena homem a mais de 100 anos de prisão

Incêndio Brasil

INCÊNDIOS

Área queimada no Brasil cresce 150% em 2024, diz MapBiomas
Incêndio Brasil

INCÊNDIOS

Área queimada no Brasil cresce 150% em 2024, diz MapBiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.