NINA RODRIGUES

Candidatura à prefeitura é negada por falta de filiação

Compartilhe
Candidatura Indeferimento
Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de candidatura de Sângela Costa à prefeitura de Nina Rodrigues devido à ausência de filiação partidária.

NINA RODRIGUES, 10 de setembro de 2024 – A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de candidatura de Sângela Costa à prefeitura de Nina Rodrigues devido à ausência de filiação partidária, conforme decisão do juiz Paulo de Assis Ribeiro, titular da 50ª Zona Eleitoral do Maranhão.

A negativa foi baseada em uma certidão emitida pelo Sistema de Filiação Partidária, que comprova que a candidata não está vinculada a nenhum partido.

Sângela Costa argumentou, em sua defesa, que apresentou documentos comprobatórios de desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e que isso corrigiria o problema apontado na negativa de sua candidatura.

Porém, segundo o magistrado, a documentação anexada ao processo não foi suficiente para provar a filiação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), integrante da federação PSOL-REDE.

A candidata sustentou que o juiz não teria analisado todos os documentos, mas a Justiça Eleitoral afirmou que os papéis apresentados não eram adequados para confirmar a filiação partidária.

A decisão da Justiça foi embasada na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que prevê que documentos como fichas de filiação, registros internos dos partidos, atas e fotografias não têm validade pública para comprovar a filiação de candidatos.

O juiz destacou que, para efeitos de candidatura, esses documentos são unilaterais e, portanto, insuficientes para garantir o deferimento do pedido de registro.

Ainda de acordo com o processo, o documento apresentado pela candidata ao PSOL se refere apenas à sua desfiliação do PSB. O juiz reiterou que a mera apresentação de desfiliação a um partido não configura a filiação a outro, o que inviabilizou o pedido.

Além disso, a Justiça Eleitoral esclareceu que a questão de irregularidades na filiação deveria ter sido tratada em um processo específico, conforme as regras estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.596/2019.

Sângela Costa recorreu da decisão buscando reverter o indeferimento de sua candidatura.

Compartilhe

Leia mais

Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024
Maranhão Levantamento

LEVANTAMENTO

Maranhão registra mais de mil crimes de trânsito em 2024

Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas
Treta boulos

TRETA

Aliados de Lula, Boulos e João Campos trocam farpas

Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE
Maranhão IBGE

CENSO 2022

Mais de 484 mil maranhenses residem em 198 favelas, diz IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.