MARANHÃO, 07 de junho de 2024 – Lahesio Bonfim, embaixador do Partido NOVO no Maranhão e segundo colocado na corrida ao Governo do Estado em 2022, fez duras críticas ao governador Carlos Brandão sobre o financiamento de shows de São João.
Na oportunidade, Bonfim questionou a origem dos mais de R$ 50 milhões supostamente financiados por empresas privadas para as festividades, e sugere que o Ministério Público investigue a licitude desses recursos.
“Ontem eu vi a declaração do Brandão ‘garantindo que não vai gastar dinheiro público com bandas em shows de São João’. Aí eu te pergunto: Brandão, tu acha que o maranhense é otário?”, desafiou Bonfim, referindo-se à recente promessa do governador de não utilizar verba pública para as atrações do evento.
Bonfim destacou a importância de identificar quem são os empresários por trás desse financiamento.
“E o Ministério Público, não vai querer saber quem é esse empresário que vai bancar sessenta dias de São João pro Brandão? Mais de R$ 50 milhões de reais de São João, esse dinheiro é lícito ou não?”, questionou.
Ele foi além, insinuando que a origem do dinheiro pode ser ilícita e comparando a situação ao financiamento de eventos por narcotraficantes no México.
“Outra coisa, Ministério Público, que empresário é esse? É empresário ou um narcotraficante? Porque é isso que acontece no México, narcotraficantes bancam as festas governamentais”, contestou.
Por fim, o ex-candidato ao governo demonstrou indignação com o que considera uma falta de vergonha e transparência no governo de Brandão.
“Senhoras e senhores, o Brandão só pode tá de brincadeira conosco. Se perdeu completamente a vergonha nesse estado. E o Ministério Público é conivente com isso se não tomar as devidas providências”, concluiu.