IBAMA

Banco no MA é investigado por financiar fazendas embargadas

Compartilhe
Embargadas Ibama
Ibama deflagrou a Operação Caixa-Forte para punir bancos que concederam crédito rural a fazendas embargadas por desmatamento ilegal no Cerrado.

MATOPIBA, 20 de março de 2025 – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou a Operação Caixa-Forte para punir bancos que concederam crédito rural a fazendas embargadas por desmatamento ilegal no Cerrado. A ação visa coibir financiamentos irregulares que desrespeitam normas ambientais e do Conselho Monetário Nacional.

Foram lavrados 10 autos de infração, totalizando mais de R$ 3,63 milhões em multas a três instituições financeiras no Maranhão, Tocantins e Piauí. A operação identificou financiamentos irregulares em sete propriedades rurais, que somam 240 hectares de áreas embargadas.

Os proprietários foram autuados por descumprirem embargos e impedirem a regeneração da vegetação nativa.

A legislação ambiental estabelece que produtores, bancos e demais envolvidos na comercialização de produtos de áreas embargadas podem ser punidos. A multa é de R$ 500 por unidade do produto ilegalmente produzido.

Além disso, produtos irregulares podem ser apreendidos, e penalidades como suspensão de financiamentos e cancelamento de licenças ambientais podem ser aplicadas.

O Manual de Crédito Rural, que reúne normas do Conselho Monetário Nacional, proíbe o financiamento a imóveis rurais com áreas embargadas por desmatamento.

A consulta a essas áreas está disponível no site do Ibama. Além das penalidades ambientais, os bancos também podem ser sancionados pelo Banco Central por descumprirem as regras financeiras.

A operação faz parte do Plano de Ação para Controle do Desmatamento nos biomas, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Compartilhe

Leia mais

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

JEITINHO

Barroso levou namorada em avião da FAB a Roma

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.