
MARANHÃO, 26 de fevereiro de 2025 – A Polícia Federal (PF) e o Ibama deflagraram nesta semana a Operação Pátio Subdolus no Maranhão. A ação cumpriu sete mandados judiciais expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do estado.
O objetivo é investigar o funcionamento ilegal de empresas que comercializam produtos florestais e suspeitas de fraude no Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF).
As investigações apontam que um dos pátios, embora homologado pelo Ibama, operava irregularmente desde 2021, após mudança de proprietário, razão social e endereço. Além disso, foram identificadas transações suspeitas entre empresas e indícios de lavagem de dinheiro.
A madeira apreendida foi doada à Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão para projetos de ressocialização.
Durante a operação da PF, uma pessoa foi presa em flagrante por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização e sob suspeita de maus-tratos. Os mandados incluíram busca e apreensão, bloqueio de bens, suspensão de atividades econômicas de dois estabelecimentos e cancelamento do Cadastro Técnico Federal (CTF) dos investigados.
A operação também identificou a utilização fraudulenta de um pátio para recebimento e envio de produtos florestais. A irregularidade no SISDOF, sistema que controla a origem da madeira, pode configurar crime ambiental.