SÃO LUÍS, 1º de julho de 2024 – De acordo com uma pesquisa do Climate Central, o aumento do nível do mar pode afetar cerca de 2 milhões de brasileiros nos próximos anos. Capitais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, João Pessoa, Natal e Maceió estão entre as mais ameaçadas.
Florianópolis, Porto Alegre e Vitória também enfrentariam mudanças, embora menos severas. Além dessas, cidades como Santos, no litoral paulista, e regiões ao longo do litoral nordestino e na divisa entre Amapá e Pará estão em risco significativo.
O estudo utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Globalmente, o nível do mar subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos, com uma projeção de aumento de até 80 cm até 2100.
No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) revelou que o mar subiu 20 cm nos últimos 73 anos, com uma projeção de 36 cm até 2050.
Em São Luís, bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Parque Estadual do Bacanga, Vila Conceição e a região próxima ao Rio Anil seriam as mais prejudicadas pelo aumento do nível do mar. A cidade faz parte de um grupo de 100 cidades, em 39 países, que podem ser inundadas nas próximas décadas.
Algumas cidades já estão implementando medidas de adaptação. No Rio de Janeiro, a NASA monitora o nível do mar. Em Recife, famílias são removidas de áreas de risco.
Em Fortaleza, está em construção um lago subterrâneo para conter o avanço da água.