DITADURA DE TOGA

Alexandre de Moraes rasga Constituição e anula direitos de jornalistas

Compartilhe
Ministro permitiu divulgação de identidade de funcionária do STF que mantinha conversas privadas com jornalista sobre membros da corte. Sigilo da fonte é direito garantido expressamente pela Constituição Federal.

O inciso XIV do artigo 5º da Constituição Federal é expresso ao afirmar que é “assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”. Ao longo das últimas décadas o direito ao sigilo de fonte era, pelo menos até agora, o único direito assegurado a jornalistas brasileiros. Nesta semana o ministro do Supremo Tribunal Federal simplesmente passou por cima do que diz a Carta Magna e permitiu que uma fonte jornalística tivesse sua identidade exposta publicamente.

O caso em questão diz respeito à exposição de Tatiana Garcia Bressan, ex-funcionária do ministro Ricardo Lewandowski. Tatiana mantinha conversas com o jornalista Allan dos Santos entre julho de 2017 e janeiro de 2019. A relação entre jornalista e fonte foi vazada pelo jornal Folha de São Paulo, que divulgou troca de mensagens de celular.

Ocorre que a própria Folha de São Paulo afirma que obteve dados sigilosos do inquérito comandado por Moraes. as trocas de mensagens entre Allan e Tatiana foram colhidos pela Polícia Federal por meio da quebra de sigilo telefônico. 

Após a divulgação da reportagem, Moraes ordenou que Tatiana Garcia Bressan seja ouvida pela Polícia Federal.

As ações de Alexandre de Moraes são um ataque direto, não só à Constituição, mas também ao jornalismo nacional. Em seu artigo 8º o Código de Ética dos jornalistas ao afirmar que “Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação”.

Allan dos Santos disse que vai denunciar o ministro Alexandre de Moraes às organizações de jornalismo por violar o direito ao sigilo de fonte.

Compartilhe

Leia mais

Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor
Collor preso

DETIDO POR CORRUPÇÃO

Moraes manda prender ex-presidente Fernando Collor

Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade
Brazão livre

PRIVILÉGIO PRESERVADO

Câmara cassa Brazão, mas livra deputado da inelegibilidade

Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias
Santinhos caxias

VOTO SABOTADO

Santinhos com erro teriam enganado 2 mil eleitores em Caxias

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.