BRASIL, 05 de dezembro de 2024 – O Partido Agir confirmou a alteração de nome e agora vai se chamar Partido do Autista (PA). O lançamento oficial do novo foi programado para esta quinta (5), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Trata-se de uma homenagem ao primeiro político autista do país, o vereador Jorginho Mota, de Guarulhos (SP).
Não é a primeira vez que a sigla muda de nome. A legenda foi fundada em 1985, pelo jornalista e político Daniel Tourinho. À época, adotava o nome de Partido da Juventude (PJ).
PARTIDO JÁ ELEGEU PRESIDENTE
Em 1989, foi renomeado como Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Um ano depois, Fernando Collor de Mello foi o primeiro e único presidente eleito pelo partido. Naquela eleição, Collor derrotou o atual presidente da República, o petista Lula.
Depois do desgaste sofrido em virtude do impeachment de Collor, em 1992, o partido tentou ter protagonismo na política nacional, mas não conseguiu. Por esse motivo, lideranças da legenda decidiram mudar mais uma vez de nome.
OUTRA MUDANÇA NO PARTIDO
Em 2000, o PRN mudou para Partido Trabalhista Cristão (PTC). Sem muita relevância no cenário nacional, a sigla era considerada uma organização política aberta a todos os segmentos religiosos. Permaneceu com esse nome até 2021, quando passou a se chamar Agir.
Quando era PTC, o partido abrigou em seus quadros alguns artistas, como o cineasta José Mojica Martins, o Zé do Caixão. Em 2004, ele se candidatou a vereador em São Paulo, mas não conseguiu se eleger.
Em 2006, o estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PTC.